JÁ SEI LER”: um projeto de Leitura em Voz Alta”, uma atividade de promoção da leitura dirigida aos alunos do 1º ano de escolaridade das escolas do concelho.

O projeto JÁ SEI LER – Leitura em Voz Alta nasce de um protocolo de cooperação mútua entre o Município do Entroncamento e o Plano Nacional de Leitura e tem como entidade promotora o ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e pretende promover estratégias que fomentem a leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva e perceber ainda o impacto que o projeto possa ter nas práticas de leitura futuras das crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Não nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Nesse âmbito a vontade de ler, mais e melhor passa por estratégias utilizadas pelos diferentes intervenientes no processo educativo, nomeadamente a escola e a família.

Esta atividade dinamizada por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e o Município do Entroncamento,  irá acompanhar as crianças do 1º ano de escolaridade, no decorrer dos primeiros 4 anos de ensino básico, nomeadamente através de práticas de leitura em voz alta em sala de aula, práticas colaborativas de leitura com a Biblioteca Escolar, empréstimo de livros às famílias e leituras partilhadas escola/ famílias/ comunidade.

No contexto que vivemos atualmente, é importante ser mantida a promoção dos hábitos de leitura pelo que continuarão a ser dinamizadas atividades pela professora Sandrina Esteves.